Notícias

OUTUBRO/2017 – Estimativa de rentabilidades dos Planos de Benefícios

| Notícias, Publicações

Os resultados do mês foram influenciados:

Pelo retorno dos investimentos no segmento de Renda Fixa, por conta da valorização das Notas do Tesouro Nacional Série B, NTN-b, mantidas em Carteira Própria dos Planos de Benefícios, com rentabilidade média de 0,83% representando 130% da taxa básica de juros Selic. Por outro lado, com performance abaixo da taxa Básica de juros Selic, as aplicações no segmento de renda variável por conta da valorização do Ibovespa que ficou em apenas 0,02%, no mês, e pela reavaliação anual da carteira de imóveis prevista na legislação vigente que, no mês, se desvalorizou -0,56% o que representou aproximadamente -0,05% na cota consolidada dos planos de benefícios.

COMENTÁRIOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO MERCADO FINANCEIRO:

Taxa de juros no Brasil – Selic: O Comitê de Política Monetário do Banco Central do Brasil – COPOM, reunido em 25/10/2017 decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa de juros básicos da Economia, taxa Selic, em 0,75% ao ano, passando de 8,25% baixou para 7,50% ao ano. A próxima reunião ocorrerá em 06/12/2017 e a expectativa do mercado financeiro é por novas quedas, podendo chegar próximo a 7% ao ano no final de 2017, conforme revela a pesquisa “Focus” realizada pelo Banco Central junto a Economistas e Instituições Financeiras durante a semana de 30/10 a 03/11/2017 e divulgada ao público em 06/11/2017.

Estimativa de inflação no Brasil para 2017: De acordo com a pesquisa “Focus” a expectativa do mercado financeiro para a inflação oficial (IPCA) para o ano de 2017 é de 3,08%, índice maior do que o divulgado na pesquisa de quatro semana atrás que era de 2,98%.

Estimativa para o PIB no Brasil no ano de 2017:Para o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), a expectativa do mercado, segundo a mesma pesquisa “Focus” é de crescimento de 0,73% em 2017, melhor do que o divulgado na pesquisa de quatro semanas atrás que era de 0,70%.

Indicadores Financeiros no Brasil no mês:  O mês teve 21 dias úteis e com isso a variação da taxa de juros básico da economia (Selic), em julho, foi de 0,64%. O IMA-B, índice de referência para as aplicações em títulos públicos lastreados em Notas do Tesouro Nacional, “série b”, NTN-b, registrou variação negativa de -0,38%.O IRF-m, índice de referência para as aplicações em títulos públicos pré-fixados teve variação positiva de 0,10%. O Ibovespa fechou em alta de 0,02%e o dólar se valorizou 3,44% frente ao real.

As diferentes rentabilidades entre os planos de benefícios advém da composição das aplicações que cada um deles possui em carteira. A partir do dia 20 de novembro, já estará disponível para consulta a lâmina dos investimentos do seu plano de benefícios em www.fusesc.com.br, menu investimentos/rentabilidade e obtenha as informações de alocação por classe de ativos, rentabilidade acumulada e análise comparativa, cuja publicação ocorre mensalmente.

OAVBP501

Recadastramento Obrigatório – Atenção ao Cronograma

  Conforme divulgado em nossos meios de comunicação, o Recadastramento Obrigatório será feito por etapas, até março de 2018. Por esta razão, a carta explicativa e os formulários serão enviados pelo Correio aos grupos de acordo com a data início de cada etapa. Solicitamos que aguardem o recebimento da...

+ LEIA MAIS