Notícias

Entenda o impacto de cada decisão no orçamento

| Notícias, Publicações

logo-6822130747d317b108475b235d13be82

Richard Thaler, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2017, descobriu que a visão de consumidores sobre o orçamento é dividida para usos específicos, como lazer, contas da casa e aposentadoria. O economista chama esse fenômeno de contabilidade mental, que é a tendência em focar no impacto de decisões individuais, e não no impacto geral que elas têm sobre o orçamento.

Apesar deste comportamento proteger investimentos de longo prazo, pode gerar um custo extra caso haja uma resistência exagerada em transferir o dinheiro entre esses usos.

Por exemplo, caso uma necessidade inesperada no curto prazo exija mais dinheiro do que o esperado, é melhor abrir uma exceção e retirar recursos de uma poupança, por exemplo, do que tomar empréstimos caros.

Fonte: Exame

1111111

Estimativa de rentabilidades dos Planos de Benefícios – JUNHO/2018

Destacamos no mês o desempenho das “Notas do Tesouro Nacional – NTN-b” e as “Notas do Tesouro Nacional – NTN-c” ambas com rendimentos atrelados à inflação medidos pelo IPCA – Índice de preço ao consumidor ampliado e IGP-m – Índice Geral de Preços de Mercado, respectivamente, com retornos bem...

+ LEIA MAIS