Notícias

DEZEMBRO/2017 – Estimativa de rentabilidades dos Planos de Benefícios

| Notícias, Publicações

1111111

2

Os resultados do mês foram influenciados:

Com rentabilidade acima da taxa básica de juros Selic, as aplicações em “Renda variável – ações” foram o destaque do mês, seguido pelo segmento de “Investimentos Estruturados”. Estes segmentos apresentam maior volatilidade, todavia agregam diversificação e retorno no médio e longo prazo, sendo duas importantes classes de investimento para o atual cenário.

Por outro lado a reavaliação anual da carteira de imóveis prevista na legislação vigente, representou uma desvalorização de aproximadamente -0,05% na rentabilidade consolidada do mês.

COMENTÁRIOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO MERCADO FINANCEIRO:

Taxa Básica de juros no Brasil – Selic: O Comitê de Política Monetário do Banco Central do Brasil – COPOM, reunido em 06/12/2017 decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa de juros básicos da Economia, taxa Selic, em 0,50% ao ano, passando de 7,50% para 7,00% ao ano.

Estimativa de inflação no Brasil para 2017: De acordo com a pesquisa “Focus” realizada pelo Banco Central junto a Economistas e Instituições financeiras na semana de 25 a 29/12/2017, expectativa do mercado para a inflação oficial (IPCA) para o ano de 2017 é de 2,78%, índice menor do que o divulgado na pesquisa de quatro semana atrás que era de 3,03%.

Estimativa para o PIB no Brasil no ano de 2017:Para o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), a expectativa do mercado, segundo a mesma pesquisa “Focus” é de crescimento de 1% em 2017, melhor do que o divulgado na pesquisa de quatro semanas atrás que era de 0,89%.

Indicadores Financeiros no Brasil no mês:  O mês teve 20 dias úteis e com isso a variação da taxa básica de juros da economia (Selic), em novembro, foi de 0,54%. O IMA-B, índice de referência para as aplicações em títulos públicos lastreados em Notas do Tesouro Nacional, “série b”, NTN-b, registrou variação positiva de +0,83%.O IRF-m, índice de referência para as aplicações em títulos públicos pré-fixados teve variação positiva de 1,24%. O Ibovespa fechou em alta de 6,16%e o dólar se valorizou 1,42% em comparação ao real.

As diferentes rentabilidades entre os planos de benefícios advém da composição das aplicações que cada um deles possui em carteira. A partir do dia 20 de janeiro, já estará disponível para consulta a lâmina dos investimentos do seu plano de benefícios em www.fusesc.com.br, menu investimentos/rentabilidade e obtenha as informações de alocação por classe de ativos, rentabilidade acumulada e análise comparativa, cuja publicação ocorre mensalmente.

copa

Expediente – Jogo do Brasil em 27/06

A Fusesc informa que no dia 27 de junho terá horário diferenciado em função do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, confira o horário de funcionamento: 27/06/2018 (quarta-feira) – das 08h às 13h

+ LEIA MAIS