Notícias

Dois erros comuns de Educação Financeira cometidos pelos jovens

| Notícias, Publicações

man with bill in the office

Algumas decisões que tomamos quando somos jovens têm consequências muito importantes para o nosso futuro. Infelizmente, nem sempre temos a real consciência desta importância, principalmente quando ainda temos uma vida inteira pela frente!

Para tentar mudar esta situação, vamos descrever dois erros comuns relacionados à Educação Financeira que muitos jovens (e muitos “não tão jovens”) cometem.

“Tudo vai se resolver no futuro”: Quando se é jovem, a sensação que temos é que não importa quais caminhos iremos seguir, no final, tudo vai se resolver.

Aplicando-se isso à nossa vida financeira, há o risco da pessoa assumir algum compromisso financeiro grande (como uma dívida ou um financiamento de longo prazo), mesmo com a sensação de que não poderá cumpri-lo. Porém, a pessoa segue em frente, afinal: “A vida se encarrega de consertar as coisas e de uma maneira ou de outra será encontrada uma saída para eventuais problemas”

Não caia nesta armadilha! Faça um orçamento doméstico, planeje e mantenha o controle de seus gastos. Dá mais trabalho, mas a recompensa é grande no futuro!

“Vou sempre ganhar mais dinheiro no futuro”: Outra premissa que geralmente assumimos é que o sucesso em nossa carreira ou trabalho vai ser sempre garantido. E isso se reverte em constantes aumentos de renda (salário e outros ganhos) a cada ano.

Ou então, acreditar que os rendimentos em investimentos de alto risco sempre serão positivos e altos. Por exemplo, acreditar que o nosso “conhecimento” em investimentos na bolsa fará o dinheiro render a 5% ou 10% ao mês!

Com esta crença, na grande maioria das vezes fantasiosa e irreal, fica fácil justificar um gasto maior no presente, parcelamentos a perder de vista ou manter um valor mínimo de poupança: afinal, não é preciso guardar muito no presente, amanhã teremos sempre mais dinheiro à disposição.

O correto é ser sempre conservador quando se trata do futuro. Não é preciso também ser pessimista e economizar tanto a ponto de colocar em risco o prazer de viver. Mas não dá para achar que seremos os próximos Bill Gates ou Warren Buffet do mundo!

 

Fonte: Minhas Economias

copa

Expediente – Jogo do Brasil em 27/06

A Fusesc informa que no dia 27 de junho terá horário diferenciado em função do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, confira o horário de funcionamento: 27/06/2018 (quarta-feira) – das 08h às 13h

+ LEIA MAIS