Notícias

O que fazer para começar a segunda metade do ano com as finanças em dia

| Notícias

151993-OVK1Q0-895

Antes de fechar o semestre, todos que se preocupam com as finanças sabem da importância de se autoavaliar. Será que até aqui cumpriu parte das metas para 2018, como economizar e investir mais?

Para quem tem dívidas, a indicação é achar uma solução para quitá-las. As dívidas podem ser solucionadas detalhando minuciosamente as atividades diárias para identificar compras por impulso de objetos que só tomam espaço nos armários e gastos que podem ser cortados para colocar as contas em dia. Além de parar novas compras, o que já está lá parado pode ser vendido para que a pessoa consiga pagar parte da dívida. Se o dinheiro e cortes não forem o suficiente, o endividado precisará de um empréstimo que caiba no bolso e tenha juros justos.

“As pessoas falam muito em corte de gastos quando avaliam as finanças, mas é importante analisar a outra ponta, a renda. Dependendo da situação, por mais que haja cortes, isso não será o suficiente para sanar a dívida. O importante neste caso é comparar os juros para pegar um empréstimo com uma boa taxa”, avalia o CEO do GuiaBolso, Thiago Alvarez.

Para quem paga as contas, mas não economiza, a grande missão é fazer uma planilha ou, se já a tiver, passar a estudá-la para identificar onde é possível reduzir gastos. No caso do último perfil, a pessoa que investe, a indicação é fazer um balanço dos investimentos e avaliar se eles estão adequados.

Veja algumas atitudes que podem ser tomadas para garantir as finanças em dia no último semestre do ano:

Avaliação sincera da atual situação financeira: varredura das contas bancárias e da fatura do cartão de crédito. As metas projetadas estão sendo cumpridas? O saldo final está no azul?

Planejamento do passo seguinte: em caso de dívida, como saná-la? Uma planilha é suficiente para eliminar gastos e gerar excedente para investir? Se já investe, consegue ir além?

Consumo de maneira consciente: evite gastos excessivos e por impulso. O ambiente agradece e o espaço no armário tende a aumentar.

Garimpe bons investimentos: é importante não só economizar como investir bem o dinheiro. Aproveite a virada de semestre para ver o desempenho das aplicações e fazer um investimento assertivo.

Projeção das finanças no segundo semestre: liste receitas e despesas. Lembre-se de ganhos com o Imposto de Renda e o 13º salário e não se esqueça de se preparar para os gastos adicionais nos primeiros meses do ano seguinte.

 

Fonte: G1

candidate-01

PROCESSO ELEITORAL 2018 – RESULTADO

A Comissão Eleitoral encerrou o processo de votação e realizou a apuração dos votos do Processo Eleitoral 2018. A apuração aconteceu logo após o fechamento dos sistemas de votação, às 15 horas do dia 28 de setembro de 2018. Os votos foram apurados no auditório da Fundação. O sistema...

+ LEIA MAIS