Notícias

Saiba como organizar as contas com o reajuste das mensalidades

| Notícias, Publicações

kid raising his hand in classroom

O reajuste é uma demanda exclusiva de cada instituição. E sempre ocorre a partir das necessidades de cada escola, se teve ou projeta investimentos, se terá horário ampliado ou não, se incorporou o ensino de mais uma língua estrangeira. Saiba como se organizar e negociar na escola:

Situação financeira da família

– É importante que a família faça um diagnóstico financeiro para saber em qual situação se encontram.

– Se for de endividamento ou inadimplência, é hora de rever todos os gastos para priorizar a continuidade dos filhos na escola.

– É preciso também traçar um planejamento financeiro para 2018, considerando o valor reajustado da matrícula.

Desejo da criança

– É importante sentar e conversar com as crianças e jovens para saber se gostam da escola atual e querem continuar.

– Uma mudança indesejada para tentar economizar pode comprometer até mesmo o rendimento escolar, já que teriam que se readaptar a um novo ambiente e novas pessoas.

Gastos adicionais

– Nesse processo de planejamento para 2018, é importante considerar despesas intrínsecas à rotina escolar, como uniforme, lanche, material, eventuais passeios, transporte, etc.

Negociação com a escola

– Se preciso, é recomendável marcar uma reunião com o diretor, explicando a situação e ajustando o que pode ser feito para viabilizar a permanência.

– Muitas vezes, se perde oportunidades por falta de tentativa.

– Um grupo de pais pode, eventualmente, ter mais força para iniciar essa negociação. Converse com outros pais de alunos, confira se eles também estão preocupados com o reajuste.

– Pode se obter, por exemplo, uma bolsa, um desconto, mesmo que temporário, uma isenção da matrícula ou mesmo uma condição especial para pagar as mensalidades.

Diferenciais no ensino

– Considere os diferenciais que a escola oferece para a educação de seus filhos.

– Um exemplo recente é a educação financeira em sala de aula, considerada o melhor caminho um comportamento sustentável em relação às finanças.

 

Fonte: Gaúcha ZH

banking-saving-money-copyspace-background-idea-concept_1421-80

Confira 5 dicas para administrar melhor o seu dinheiro

O que você faz com seu dinheiro? Se analisar friamente, é você que trabalha para ele ou é ele que trabalha para você? Sabemos que falar de finanças pessoais ainda é um tabu, mas manter essas duas áreas em equilíbrio é fundamental para o sucesso. Por isso, hoje vamos...

+ LEIA MAIS