Notícias

Avalie o percentual de contribuição e de benefício e cuide do seu futuro

| Notícias

129495-ORFK4U-222

Conforme previsto nos regulamentos dos planos, de 1º a 30 de novembro os assistidos têm a oportunidade de alterar o percentual de retirada do benefício e aos participantes tem a possibilidade de alterar o percentual de contribuição ao seu plano de previdência complementar. A alteração é opcional.

Revisar o percentual é uma ação que deve ser realizada anualmente, e feita com bastante cuidado, pois felizmente a longevidade está cada vez maior, mas é necessário levar isso em consideração na hora de fazer a opção em ambos os casos.

Para analisar uma alteração de percentual, é fundamental considerar a situação financeira familiar, acompanhar o retorno dos investimentos do plano, considerar as possíveis oscilações do mercado financeiro. Assim, a decisão de alterar ou não será tomada com mais tranquilidade.

Vantagem fiscal

Ainda existe a grande vantagem da dedução da base de cálculo do imposto de renda até 12%, que incide tanto sobre as contribuições mensais quanto as extraordinárias (na declaração no modelo completo).

Atenção: Caso você não queira alterar o percentual não é preciso se manifestar, será automaticamente mantido o percentual atual para o exercício de 2019. Caso queira alterar, o novo percentual solicitado entrará em vigor a partir de janeiro de 2019. 

Para os participantes, é importante lembrar que o valor contribuído mensalmente é o investimento realizado para o futuro e a contrapartida da Patrocinadora acompanha o percentual escolhido em até 7% sobre o salário de participação. Portanto, é fundamental avaliar se a contribuição mensal é coerente com o retorno pretendido para o momento da aposentadoria. Quanto maior a contribuição, maior será o saldo acumulado para a o benefício da previdência complementar.

Para os assistidos, é importante lembrar que o seu benefício estará garantido enquanto houver saldo em sua conta individual. Por isso, é interessante planejar o percentual de recebimento e administrar os recursos de forma consciente. O percentual de recebimento do benefício a ser escolhido é entre 0,5% a 1% ao mês.

Saiba como alterar o percentual

Pela internet: a alteração de percentual pode ser feita no site da Fusesc: www.fusesc.com.br, até o dia 30 de novembro, em três passos:
- 1º passo: acesse a área de Autoatendimento, com o seu CPF e senha. Caso ainda não possua uma senha cadastrada, basta clicar em Como Cadastrar e gerar uma senha.
- 2º passo: escolha o percentual desejado
- 3º passo: clique no botão Confirmar.

Pelo telefone: ligue até 30 de novembro para a Central de Atendimento da Fusesc no telefone 0800 48 3000 e informar o percentual de alteração desejado, os atendentes realizarão o procedimento diretamente no sistema.

Presencialmente: basta vir até a Central de Atendimento na sede da Fundação, até 30 de novembro, e informar o percentual de alteração desejado, os atendentes orientarão a realizar o procedimento.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento da Fusesc no 0800-48-3000, a ligação é gratuita. O horário de atendimento, tanto presencial quanto por telefone, é das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

candidate-01

PROCESSO ELEITORAL 2018 – RESULTADO

A Comissão Eleitoral encerrou o processo de votação e realizou a apuração dos votos do Processo Eleitoral 2018. A apuração aconteceu logo após o fechamento dos sistemas de votação, às 15 horas do dia 28 de setembro de 2018. Os votos foram apurados no auditório da Fundação. O sistema...

+ LEIA MAIS