Notícias

Depressão após aposentadoria: veja como evitar

| Notícias

Group of Senior Retirement Friends Happiness Concept

Podemos perceber que cada vez mais pessoas estão apresentando maior dificuldade de lidar com a aposentadoria, por estarem muito envolvidas no mercado de trabalho e preocupadas com o consumo e sustento das famílias. Outras esperam a aposentadoria como uma válvula de escape para atingir a felicidade e a realização pessoal. Porém, para atingir esse objetivo é essencial ter um planejamento financeiro e emocional para que a ausência das atividades do trabalho seja compensada por outros fatores.

Apesar da prevenção da depressão não estar muito bem elucidada cientificamente, existem dicas básicas que são um bom ponto de partida para evitá-la:

Planejamento da aposentadoria - esse recurso é fundamental e precisa ser estimulado o quanto antes. Na consulta geriátrica é possível ter um aconselhamento de como envelhecer e programar o período após a aposentadoria. É preciso fazer uma reflexão profunda e apresentar os conceitos importantes que permeiam a faixa etária após os 65 anos. Existem necessidades físicas e psicológicas que precisam ser abordadas, como por exemplo, ao envelhecer temos dificuldade de subir escadas, então seria interessante planejar mudar de casa quando se vive em um sobrado.

Atividade física - exercícios contribuem para menor incidência de depressão. Em geral, é muito recomendada a prática de atividade física que traga bem-estar para o indivíduo, que estará menos suscetível a perda de força muscular, dificuldades com locomoção e dores crônicas. O maior objetivo dos exercícios é prevenir o desaparecimento da independência e autonomia que o envelhecimento pode ocasionar.

Qualidade dos relacionamentos afetivos - estudos apontam que a socialização está diretamente relacionada à qualidade de vida e ao envelhecimento bem-sucedido. Por isso, é importante que as pessoas invistam e mantenham seus relacionamentos pessoais.

A aposentadoria é oportunidade para se dedicar a projetos novos e inesperados. É essencial estar preparado para que essa transição seja realizada da melhor maneira possível para que não seja um período de frustração, mas um caminho de realizações e experiências prazerosas. O planejamento pessoal somado ao suporte de amigos e familiares pode ser a chave para o sucesso na construção da vida após aposentadoria.

Fonte: Minha Vida

2019 - informe de rendimentos - mkt-03

Declaração de Informe de Rendimentos do Exercício 2018

O Informe de Rendimentos do exercício 2018 dos assistidos, com as informações referentes ao plano de benefício, empréstimo e despesas médicas e odontológicas (discriminadas por dependente, se houver) descontadas no contracheque, já está disponível na área de Autoatendimento do site, basta acessar com o seu CPF e senha e...

+ LEIA MAIS