Notícias

Estimativa de rentabilidades das cotas dos Planos de Benefícios – Dezembro/2018

| Notícias

0902

1111

Destacamos no mês o desempenho das aplicações em renda variável (ações) com rendimento de +0,36% enquanto a variação da bolsa de valores de São Paulo (B3) foi negativa em -1,81%.

Por outro lado e com retornos abaixo da taxa básica de juros (Selic), (i) as aplicações em títulos públicos Federais, denominados “Notas do Tesouro Nacional, série “c”, – NTN-c”, com rendimentos vinculados a uma taxa de juros fixa mais a variação da inflação (IGP-m), do mês, (ii) as aplicações em NTN-b” com rendimentos vinculados a uma taxa de juros fixa mais a variação da inflação (IPCA), do mês, em razão da deflação de -1,08% no IGP-m e deflação de -0,21% no IPCA e, (iii) as aplicações detidas no segmento de “Estruturados”, com performance abaixo da taxa básica de juros (Selic).

As NTN-c e NTN-b, fazem parte das carteiras de investimentos dos planos há muito tempo e vêm contribuindo positivamente para os excelentes resultados acumulados ao longo dos anos, no entanto, seus retornos podem ser afetados negativamente sempre que ocorrer variação negativa no IGP-m e IPCA.

COMENTÁRIOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO MERCADO FINANCEIRO:

Taxa Básica de juros no Brasil – Selic: O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil, reunido em 12/12/2018, decidiu manter a meta da taxa básica de juros (SELIC) em 6,50% a.a. A próxima reunião está agendada para 05 e 06 de fevereiro de 2019.

Estimativa de inflação no Brasil para 2018: De acordo com a pesquisa “Focus” realizada pelo Banco Central junto a Economistas e Instituições financeiras na semana de 31/12/18 a 04/01/2019, a expectativa do mercado para a inflação oficial (IPCA) para o ano de 2018 é de 3,70%, o número veio em linha com o apresentado na pesquisa de quatro semanas atrás que era de 3,68%.

Estimativa para o PIB no Brasil no ano de 2018Para o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), a expectativa do mercado, segundo a mesma pesquisa “Focus” é de crescimento de 1,30% em 2018, o mesmo número da pesquisa de quatro semanas atrás que era de 1,30%.

Indicadores Financeiros no Brasil: O mês teve 20 dias úteis e com isso a variação da taxa básica de juros da economia (Selic), foi de 0,49%. O IMA-B, índice de referência para as aplicações em títulos públicos lastreados em Notas do Tesouro Nacional, “série b”, NTN-b, teve variação positiva de 1,65%.O IRF-m, índice de referência para as aplicações em títulos públicos pré-fixados teve variação positiva de 1,53%. O Ibovespa fechou com desvalorização de -1,81% e o dólar se valorizou 0,30% em relação ao real.

As diferentes rentabilidades entre os planos de benefícios advêm da composição das aplicações que cada um deles possui em carteira. A partir do dia 20 de janeiro, já estará disponível para consulta a lâmina dos investimentos do seu plano de benefícios em www.fusesc.com.br, menu investimentos/rentabilidade e obtenha as informações de alocação por classe de ativos, rentabilidade acumulada e análise comparativa, cuja publicação ocorre mensalmente.

IMG_6576

Diretores e conselheiros tomam posse

No dia 28 de dezembro, às 17h, no auditório da Fusesc tomaram posse os novos conselheiros e diretores da Entidade. Vânio Boing (Superintendente), eleito pelos participantes e assistidos, e Marcos Anderson Treitinger (Diretor Financeiro e Administrativo), indicado pela patrocinadora Banco do Brasil, assumiram os mandatos para dirigir a instituição...

+ LEIA MAIS