Gestão

A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral da Fundação. Sua função é executar as diretrizes fundamentais e cumprir as normas gerais baixadas pelo Conselho Deliberativo, dentro dos objetivos estabelecidos. É a Diretoria Executiva que apresenta as proposições que devem ser deliberadas junto ao Conselho. É composta pelo Diretor Superintendente, Diretor Administrativo e de Seguridade, e pelo Diretor Financeiro. O Diretor Financeiro é indicado pelas patrocinadoras, enquanto os demais são eleitos diretamente pelos participantes. A Diretoria Executiva se reune mediante convocação do Diretor Superintendente e suas decisões são tomadas por maioria simples de votos.

  • Diretor Superintendente: José Manoel de Oliveira
  • Diretor Financeiro: Marcos Anderson Treitinger
  • Diretor Administrativo e de Seguridade: Aroldo Benjamin Ouriques Filho

É o órgão de deliberação e orientação superior da Fundação. Sua função é fixar os objetivos e políticas de previdência, através do estabelecimento de diretrizes fundamentais e normas gerais de organização, operação e administração. É composto por seis membros titulares e respectivos suplentes. Três são indicados pelas patrocinadoras e os outros três eleitos pelos participantes ativos e assistidos. As patrocinadoras também indicam o Presidente do conselho e seu suplente. Os conselheiros se reunem ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente quando convocados pelo Presidente ou pela maioria dos membros. As decisões são tomadas por maioria simples de votos, com quórum mínimo de quatro conselheiros. Caso seja necesário, o Presidente tem o voto desempate. O Conselho deve deliberar sobre eventuais mudanças no estatuto ou nos regulamentos, sobre a prestação de contas, atribuições da Diretoria Executiva, além da política de investimentos. Pode ordenar inspeções, auditorias ou tomadas de contas. Tem poder de veto sobre decisões da Diretoria Executiva.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHEIRO DELIBERATIVO DA FUSESC

NOME
CARGO
NOMEAÇÃO
PATROCINADORA
MANDATO
Carlos Eduardo Pitz Presidente Indicado Banco do Brasil 25/05/2016 a 24/05/2020
Anderson dos Santos Suplente Indicado Banco do Brasil 25/05/2016 a 24/05/2020
Rafael Lanznaster Conselheiro Indicado Banco do Brasil 25/05/2016 a 24/05/2020
Kleberson Luiz Isensee Suplente Indicado Banco do Brasil 25/05/2016 a 24/05/2020
Evelise de Andrade Meyer Sandri Conselheira Indicada BADESC 25/05/2016 a 24/05/2020
Romeu Afonso de Barros Schutz Suplente Indicado BADESC 25/05/2016 a 24/05/2020
Jesualdo de Araujo Conselheiro Eleito Aposentado 29/12/2014 a 28/12/2018
Romildo Neuenfeld Suplente Eleito Aposentado 29/12/2014 a 28/12/2018
Odinir Bonissoni Conselheiro Eleito Aposentado 29/12/2014 a 28/12/2018
José Carlos da Silva Conselheiro Eleito Aposentado 29/12/2014 a 28/12/2018
Luciana Carlos Geroleti Suplente Eleita Banco do Brasil 29/12/2014 a 28/12/2018

É o órgão de fiscalização da Fundação. Sua função é zelar pela boa gestão econômico-financeira. É constituído por quatro membros titulares e respectivos suplentes, sendo dois indicados pelas Patrocinadoras e os outros dois eleitos diretamente pelos Participantes, que também escolhem o presidente deste conselho. Os conselheiros reunem-se mensalmente para avaliar os balancetes, relatórios gerenciais, posição dos investimentos, posições atuariais e anualmente para apreciar o Balanço Anual. Reuniões extraordinárias podem ser convocadas pelo presidente do conselho, pela maioria dos membros ou pelo Conselho Deliberativo. O Conselho Fiscal deve emitir: parecer sobre os atos dos administradores, quanto ao cumprimento de seus deveres legais e estatutários; parecer sobre os balancetes e demonstrações financeiras; e relatórios de controle interno semestrais. Deve ainda opinar sobre propostas da Diretoria à apreciação do Conselho Deliberativo que envolvam assuntos de natureza orçamentária e contábil.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHEIRO FISCAL DA FUSESC

NOME
CARGO
NOMEAÇÃO
PATROCINADORA
MANDATO
Francisco Carlos de Oliveira Presidente Eleito Aposentado 29/12/2014 a 28/12/2018
Roberto Dias Junior Suplente Eleito Banco do Brasil 29/12/2014 a 28/12/2018
Sérgio Aristides Slongo Conselheiro Eleito Banco do Brasil 29/12/2014 a 28/12/2018
João Alcides Calliari Filho Suplente Eleito Aposentado 29/12/2014 a 28/12/2018
Pedro Bramont Conselheiro Indicado Banco do Brasil 25/05/2016 a 24/05/2020
Fernanda de Figueiroa Freitas Neves Suplente Indicada Banco do Brasil 25/05/2016 a 24/05/2020
José João Tavares Conselheiro Indicado Codesc 22/05/2017 a 24/05/2020

A função dos Comitês é auxiliar os conselhos e a Diretoria Executiva e seus membros no desempenho de suas funções e responsabilidades. Geralmente não têm poder deliberativo. Dada sua flexibilidade de composição podem resolver os problemas de segregação de funções e conflito de interesses, garantindo para a Fusesc uma atuação de boa governança.

Membros Titulares

  • Humberto Macedo Silva – Banco do Brasil
  • José Daniel Lenzi – Banco do Brasil
  • Rodrigo Herval Moriguti – Badesc
  • Ernesto Montibeller Filho – Fusesc

Membros Suplentes

  • Israel Samar de Souza – Banco do Brasil
  • Luana Rodrigues Pereira Bittencourt – Banco do Brasil

Regimento Interno - PDF

Deve orientar e promover o cumprimento e dar execução ao Código de Ética, mantendo-o atualizado, bem como esclarecer consultas, instaurar processo disciplinar e propor sanções a eventuais infrações cometidas. Membros Titulares

  • Cecille Muniz da Mota Kuhl
  • Pablo Rodrigo de Marco
  • Thomas Nunes de Lima

Membros Suplentes

  • Jucelito Alves
  • Tatiany da Silva Pedro
  • Wellington de Castro Silva

Código de Conduta e Ética - PDF

Regimento Interno - PDF

  Para contato com o Comitê de Ética, envie um e-mail: comitedeetica@fusesc.com.br

Sua função é auxiliar a Diretoria Executiva na Gestão de Pessoas, discutindo e propondo políticas de recursos humanos, lotação de pessoal e aplicação de medidas disciplinares aos empregados da Fusesc.

  • João Carlos Silveira dos Santos
  • Maurício Maciel Santos
  • Tatiany da Silva Pedro

OAVBP501

Recadastramento Obrigatório – Atenção ao Cronograma

  Conforme divulgado em nossos meios de comunicação, o Recadastramento Obrigatório será feito por etapas, até março de 2018. Por esta razão, a carta explicativa e os formulários serão enviados pelo Correio aos grupos de acordo com a data início de cada etapa. Solicitamos que aguardem o recebimento da...

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